dia e noite longo-02.jpg

Conheça o Ulokelu2021

Oficina de Cinema de Ponta Grossa

Para que serve contar histórias? 

Através de histórias organizamos coletivamente nossos mitos, nos reconhecemos, elaboramos nossas angústias, criamos imagens, sons e sensações que serão nossas referências ao longo da vida.

 

Através de histórias, também, se estabelece o poder hegemônico, se propaga discriminações, se visibiliza certos corpos e se apaga outros. Através de histórias se conta o passado, mas também se reconta o passado, pois sempre é possível redescobrir ou reconstruir o que já passou.

 

Através de histórias é possível imaginar o futuro, projetar imagens, sons e sensações que nos habitarão amanhã. Com histórias se pode curar ou amaldiçoar, torcer o tempo, fazer feitiço.

 

Cinema é Ulokelu - que em kibundo significa “modo de fazer feitiço”.

 

Ulokelu - Oficina de Formação Cinematográfica, é um projeto que vem para incentivar a criação e produção audiovisual em diferentes formatos (ficção, documentário, narrativas interativas), promovendo a formação técnica e a criatividade para que cada um tenha autonomia para contar histórias e “fazer feitiços”. 


 

Aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) 2019-2020, todas as oficinas serão gratuitas e abertas a diferentes perfis de interessadas, interessados e interessades. 

 

Contar histórias é uma arte milenar importante que nos conecta ao passado e transforma o futuro de locais, comunidades e pessoas, por isso acreditamos que todas, todos e todes podem e devem aprender a contar suas histórias para espalharem elas pelo mundo.

 

Neste primeiro momento este feitiço será o de aprender a contar com as oficinas de roteiro cinematográfico, cinema espelho, narrativas interativas e produção de projetos audiovisuais. Com metodologia interdisciplinar, teórica, prática e participativa as oficinas têm os objetivos de desenvolver habilidades criativas, incentivar a troca de experiências entre ministrantes e participantes, discutir temas sociais, de gênero, raça, desde um ponto de vista decolonizador, e possibilitar a livre criação e democratização do acesso e produção do cinema!

A partir do seu lugar, quais histórias ainda precisam ser contadas em Ponta Grossa?

 

Conheça as oficinas e ministrantes. Você pode se inscrever em todas elas. Só não esqueça de anotar as datas e horários na sua agenda, para não perder a data das oficinas que você escolheu se inscrever. 

 

As oficinas acontecerão todas de maneira online, com entrega de certificado de participação.