Conheça o Ulokelu-2025
Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros
Para que serve contar histórias?
Através de histórias organizamos coletivamente nossos mitos, nos reconhecemos, elaboramos nossas angústias, criamos imagens, sons e sensações que serão nossas referências ao longo da vida.
Através de histórias, também, se estabelece o poder hegemônico, se propaga discriminações, se visibiliza certos corpos e se apaga outros. Através de histórias se conta o passado, mas também se reconta o passado, pois sempre é possível redescobrir ou reconstruir o que já passou.
Através de histórias é possível imaginar o futuro, projetar imagens, sons e sensações que nos habitarão amanhã. Com histórias se pode curar ou amaldiçoar, torcer o tempo, fazer feitiço.
Cinema é Ulokelu - que em kibundo significa “modo de fazer feitiço”.
Para 2025, o Ulokelu traz o Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros, com o objetivo de apoiar e impulsionar a criação de roteiros para curtas, longas e séries em Ponta Grossa. Você pode participar com uma ideia e, ao longo do ano, desenvolver sua história com o apoio de mentorias e masterclasses ministradas por roteiristas paranaenses experientes. Os encontros serão híbridos, com sessões online e presenciais, permitindo que você desenvolva e refine seu projeto.
Quais histórias ainda precisam ser contadas em Ponta Grossa?